Instituto Gileno Bahia inicia o primeiro projeto

“Sonhar para Realizar” teve a adesão de 20 Instituições diferentes de várias regiões do país

A Pétala Formação, uma das sete áreas de atuação do Instituto Gileno Bahia, tem como objetivo formar e capacitar jovens e adultos para a vida pessoal e profissional. Por isso, contratou o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Liderança (LBD-Líderes) para efetivar o projeto “Sonhar para Realizar”, idealizado pela coach Heloísa Helena. O objetivo é fortalecer os relacionamentos pessoais e profissionais, promovendo a conscientização e o poder de decisão. Com o auxilio da ferramenta do coaching, pretende estimular o(a) mentorando(a) a ser o(a) protagonista da sua história.

Em princípio, a ideia era oferecer um curso para os jovens que estão saindo do ensino médio para instrui-los sobre os possíveis caminhos de carreira profissional, por meio de um plano de ação criado para o seu desenvolvimento pessoal. Mas durante o planejamento do projeto, as organizadoras, Luana Lacerda, Caroline Tosta e Heloísa Helena, entenderam que devido às dificuldades que o país enfrenta com a pandemia da Covid-19, a demanda mais urgente é o fortalecimento das lideranças.

“Como falar de plano de vida com os jovens se muitas vezes nós mesmos não estamos na direção dos nossos sonhos”, afirma Luana Lacerda, presidente do Instituto Gileno Bahia. Após a reflexão da equipe, o projeto foi reformulado para atender as lideranças do instituto e também das organizações de seu entorno em Embu das Artes.

No processo de divulgação, Caroline destacou a importância de disseminar o projeto para o universo mais amplo do Terceiro Setor, já que a mentoria seria 100% online. E, ao abrir as inscrições nas redes sociais e convidar diversas lideranças a participar do projeto, as organizadoras do projeto se surpreenderam com a adesão de 26 inscrições de 20 Instituições diferentes, superando as expectativas da equipe, mostrando assim, que o caminho escolhido está realmente de acordo com as demandas atuais.

As inscrições foram feitas por 18 cidades diferentes distribuídas por sete estados e o Distrito Federal.
São 7 inscrições de Embu das Artes/SP,  2 de Brasília/DF, 2 de Salvador/BA, e 1 de Aparecida de Goiânia/GO, Aracaju/SE, Barueri/SP, Castanhal/PA, Ceilândia/DF, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Guarulhos/SP, Itapoá/DF, Itatiba/SP, Mogi das Cruzes/SP, Niterói/RJ, Paranoá/DF, Rio de Janeiro/RJ e Taboão da Serra/SP

“O planejamento inicial do projeto era de apenas 15 vagas, porém ao percebermos e acreditarmos na importância dessa demanda gerada em um momento tão delicado pensamos no acolhimento desses líderes inscritos, mantendo a turma com os 26”, explica Luana. Segundo ela, foram programados sete encontros online, gratuitos, uma vez por mês. O primeiro foi no dia 20 de fevereiro. No último encontro, em agosto, será realizado o fechamento da entrega e a apresentação dos trabalhos realizados no período.

Instituto Gileno Bahia inicia o primeiro projeto
Rolar para o topo