Quem foi Gileno Bahia

Artista plástico e líder comunitário, político e ambiental

Vida e obra de Gileno Bahia

Artista plástico e tapeceiro autodidata, nascido em Salvador-Bahia, em 07 de julho de 1942, Gileno Bahia começou a criar suas obras de arte na década de 1960 e não demorou a conquistar o mercado internacional. Em 1971, ele expos suas obras em uma galeria na ilha de Saint Martin, nas Antilhas Francesas. Ao longo de sua carreira, participou de dezenas de exposições individuais e coletivas no Brasil e também no exterior, levando suas obras para vários países, entre eles, Estados Unidos, África do Sul, Alemanha, Inglaterra, França, Israel, Áustria, Suíça, Holanda, México e Japão.

Além disso, Gileno Bahia levou sua arte para várias empresas brasileiras, como Poliquímica, Sheraton São Paulo Hotel, Planalto Hotel, Hotel Intercontinental, Dom Vital, Acrefi, Varig, Vasp, Volkswagen, Baungarter, Têxtil Calfat, Telecom, César Pereira Lopes Projeto e Engenharia, Novo Norte S.A Corretora de Valores, Clube Harmonia, Banco de Boston e Banco de Londres. E mais, o nome do artista plástico está no primeiro Dicionário de Artes Plásticas, editado pelo MEC, e também no Dicionário Júlio Louzada.

Na década de 1960, ele já visitava Embu das Artes e conhecia os artistas plásticos Mestre Assis, Ana Moisés, Mestre Gama, Raquel Trindade, que moravam na cidade, e outros, que também frequentavam o município. Em 1980, decidiu morar, com sua companheira Helena Lacerda, em Embu das Artes, no bairro Jardim Santa Luzia. Nesse período, a sua casa abrigou vários encontros, inicialmente com os vizinhos e depois com toda a comunidade, para discutir e reivindicar melhorias para o bairro, que tinha problemas em praticamente todas as áreas – de calçamento nas ruas até escola, saúde e transporte.

Na mesma época, Gileno Bahia participava também do movimento artístico da região. Foi premiado com a “Medalha de Ouro” no 18º Salão de Artes de Embu das Artes (1981) e agraciado com a obra em tapeçaria intitulada “Banco de Plânctons do Atlântico”. Em 1985, participou da Comissão Organizadora do 21º Salão de Artes Plásticas do município.

Em 1986, o artista plástico projetou a cidade de Embu das Artes no Japão, participando da “Coletiva em Hino”, cidade-irmã de Embu, na Província de Shiga, ocasião em que o prefeito de Hino, Chuzo Morita, lhe entregou um diploma de mérito. Em 1988, ele foi para Tóquio, onde participou da “Coletiva Brasil X Japão”, com o patrocínio de Serena Trading Company e Varig.

Ainda na década de 1980, com a redemocratização do Brasil, Gileno Bahia foi líder comunitário e político. Também foi candidato a vereador, secretário de Turismo e fundador da Associação dos Amigos e Moradores do Jardim Santa Luzia, em Embu das Artes.

Preocupado também com os problemas ambientais, ele criou a Aldheia Itacemirim que oferecia educação ambiental para as escolas e fundou, com o apoio de alguns amigos, o Instituto de Plantas Nativas (Ieplan), do qual era presidente. Com a empresa “Viveiro Maíra”, no Jardim Recanto da Fonte, na região central, Gileno produziu mudas de plantas nativas. Também promoveu a campanha do pau-brasil, com o plantio de várias mudas da árvore, em diversos locais, inclusive na entrada da sede da Prefeitura de Embu das Artes.

Gileno Bahia faleceu em 01 de setembro de 2012, aos 70 anos, vítima de câncer. Foi homenageado pelos amigos e moradores do Jardim Santa Luzia e também pelos vereadores de Embu das Artes, em uma moção apresentada pela mesa-diretora: “Querido por todos, deixará saudades e sua marca de otimismo e fé na humanidade”.

1971 – Gallery Waterloo – Saint Martin (Antilhas Francesas) – Individual

1971 – Continental Bank – Chicago – Coletiva

1971 – Lever House – New York – Coletiva

1975 – Saint Galen – Suíça – Individual – Patrocício VARIG

1977 – Ecolo Migros – Berna – Suíça – Coletiva – Patrocínio VARIG

1986 – Hino-Chogana Gun – Shigaken – Japão – Coletiva

1988 – No Isitan – Tóquio – Japão – Individual – Patrocínio – Serena Tanaka Trading Co. e VARIG

1968 – Salvado – BA – Espaço Cultural Teatro Castro Aves – Individual

1970 – Rio de Janeiro – RJ – CENITUR e Galeria Tablado – Individual

1971 – São Paulo – SP – Galeria Internacional – Individual

1972 – Rio de Janeiro – RJ – IV Salão de Verão – MAM – Museu de Arte Moderna

1973 – Vitória – ES – Galeria Effy de Carvalho – Individual

1973 – São Paulo – SP – Galeria Internacional – Coletiva

1973 – São Paulo – SP – Hípica de Santo Amaro – Coletiva

1973 – São Paulo – SP – Clube Atlético Paulistano – Individual

1973 – São Paulo – SP – 1ª Mostra Nacional de Tapeçaria – Museu de Arte Brasileira – Fundação Álvares Penteado – sendo classificado pelo juri a obra “Formas de Vida Evolução”.

1975 – Água de São Pedro – SP – Hotel São Pedro – Individual

1976 – São Paulo – SP – Espaço Cultural Galeria Banco Itaú – Individual

1977 – Fortaleza – CE – Clube Libanês – Individual

1978 – Rio de Janeiro – RJ – Clube Hebraico – Individual

1980 – Água de São Pedro – SP – Hotel São Pedro – Individual

1981 – São Paulo – SP – Espaço Cultural do Centro Empresarial – Patrocínio Grupo Santista e Secretaria de Cultura do Estado.

1981 – Embu – SP – XVIII Salão de Artes Plásticas – Premiado com Medalha e Ouro.

1983 – São Paulo – SP – Feira Cultural Brasileira – Pavilhão Bienal Realização da Rede Globo, SEC e SMC.

1984 – Embu – SP – Exposição temática “O Natal” onde é classificado em 1º lugar a obra “Jesus e os Cangaceiros”. Sendo impresso pela Imprensa Oficial 50.000 Cartões de Natal. Liberados direitos autorais para fins filantrópicos.

1985 – Embu – SP – 21º Salão de Artes Plásticas de Embu – homenageado com Placa de Prata.

1988 – Itapecerica da Serra – SP – Homenageado pela Rádio Tropical FM – Troféu destaque do Ano.

1990 – Embu – SP – II Mostra Raízes de Embu.

1993 – São Paulo – SP – Galeria Finart – Individual.

1994 – São Paulo – SP – Espaço Cultural do Banco do Brasil – Coletiva.

1995/6/7 – Embu – SP – No seu Ateliê, continua pintando grandes painéis, Gileno sempre em busca de respostas e liberdade absoluta. Desenvolve, também na sua arte, pinturas com temas políticos.

2000 – Embu – SP – Secretaria e Turismo e Cultura de Embu – Individual

2001 – São Paulo – SP – Ipsis Club – Individual.

2001/02 – SP – Participa como membro do corpo de jurados do Mapa Cultural Paulista – Secretaria de Estado da Cultura

2002 a 2010 – Embu – SP – Exposição permanente em seu Ateliê

2004 – Embu SP – Participa do livro “Embu: Aldeia de M’Boy”

2004 – Taboão da Serra SP – Exposição no Espaço Cultural do INPG (Instituto Nacional de Pós Graduação) – Faculdade Taboão da Serra – Individual

2005 – Embu SP – Participa da Exposição no Centro Cultural de Embu

2006/7/8/9/10 – Exposição permanente em seu ateliê desenvolve o tema “Cósmico”.

2010 – São Paulo – SP – Espaço Cultural Conjunto Nacional – “Natureza em Destaque”

2011/12 – Embu – SP – Exposição permanente em seu Ateliê.

Gileno Bahia com 9 anos

Em seu Ateliê. Santa Luzia – Embu das Artes/SP (1982)

Sempre preocupado com o Meio Ambiente, Gileno Bahia (de avental amarelo) recebia, em sua chácara, crianças e adolescentes para oferecer educação ambiental. (Aldheia Itacemirim 1994)

Rolar para o topo